Volta às aulas: uma reflexão sobre a pandemia e o aprendizado

Postado em:
Blog - Institucional
- 27/07/2021 13:58:03

O mês das férias está terminando e também um longo período sem aula presencial ou de aulas hibridas. As famílias tiveram que aprender a duras penas sobre uma nova realidade, uma nova forma de estudar e aprender.

Pais e mães passaram a ser tutores diretos de seus filhos pequenos no quesito aprendizado escolar, o que antes era um deixar o filho na escola passou a ser uma escola dentro de casa. Criança requer atenção, carinho e disciplina para se desenvolver, principalmente, na primeira infância.
Pais e responsáveis tiveram suas rotinas abruptamente modificadas do dia para a noite e já estamos nisso a um ano e meio. Foi necessário se reorganizar. Olhar a vida em família com outros olhos, o do reencontro com o aprendizado dos filhos. antes relegado, para muitos, ao boleto de pagamento mensal, a compra de materiais e eventos escolares.

Por outro lado, um ser quase esquecido ganhou nova dimensão - o professor – profissão desvalorizada e subestimada.  Agora sentimos na pele como é ficar sem ele ou tê-lo a distância segura de um vírus. Os professores do ensino infantil, também não estão bem. Carentes de seus quase filhos, querem o encontro diário com seus alunos, o computador não permite amor. E quem nasceu professor sabe que esse é um exercício de amor.

Muitas famílias, como mais de uma criança em idade escolar, chegaram no limite do desgaste emocional. O home-office virou um campo de batalha: o computador ligado, o chefe demandando... o marido na sala com um filho fazendo um desenho; e o outro chefe demandando... a esposa na cozinha com o outro filho e a pergunta quanto é 3 mais 4, a conta armada em dedos e talhares. Os outros filhos trancados no quarto a espera do turno da tarde. O interfone toca, é o Ifood trazendo o almoço. não são nem 12 horas e o mundo já está quase acabando e ainda temos que desinfetar tudo. Feliz para quem tem um filho único, foi mais fácil.

As férias estão por um fio. A vacina quase nos 25 anos. Quem mais sofre? e sofreu? as crianças que agora sonham com a escola. estressadas e cansadas tiveram férias do computador. Pais exauridos contam os dias em que as aulas recomeçam e rezam para que a variante delta não piore as coisas e as cores rias do inverno.

A volta às aulas nunca foram tão desejadas por crianças, pais, responsáveis e professores.

Por Júlio Barbosa 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Aula de Circo para crianças!!
Aula de Circo para crianças!!
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
A importância dos filmes infantis
A importância dos filmes infantis
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
Esporte é inclusão
Esporte é inclusão