A abordagem terapêutica com o uso de hipnose para dificuldades de aprendizagem em crianças

Postado em:
Blog - Institucional
- 25/02/2021 12:00:39

Toda criança é maravilhosamente diferente da outra, tem comportamentos, habilidades, talentos e dificuldades próprias.
            Muitas vezes percebemos essa diferença ao compararmos irmãos e até mesmo gêmeos, e é muito comum que o seguinte comentário seja feito “Como podem ser irmãos se são tão diferentes?”
            Ninguém é igual, assim como o que é difícil para uns, pode ser mais fácil para outros. É necessário acompanhamento e entendimento das áreas de dificuldade de cada um.
            E como o tratamento terapêutico com hipnose pode ajudar essas crianças?
            Antes de mais nada, é necessário entender a diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem. A primeira pode estar associada a dificuldades no processo de instrução como deficiências no próprio sistema de ensino ou alguma outra resistência da criança com o aprendizado, causada muitas vezes por traumas, falta de incentivo, entre outros. Já os transtornos de aprendizagem ocorrem por processos cerebrais que acabam por dificultar o aprendizado.
            Infelizmente quando falamos de transtornos de aprendizagem, a hipnoterapia bem como a psicoterapia têm um certo limite, afinal elas podem ser utilizadas para controle e acompanhamento dos fatores emocionais relacionados ao transtorno e para como lidar com a frustração e baixa autoestima causadas pelas dificuldades e incapacidades.
            Deve-se também perceber e estudar o ambiente em que essa criança vive, sua relação com os pais e outros familiares. Muitas vezes, os pais queixam-se que seus filhos têm dificuldade de aprendizagem, mas o ambiente familiar é totalmente tóxico e não oferece nenhuma condição de segurança para que ocorra um desenvolvimento sadio. Lembrem-se que as crianças muitas vezes imitam seus pais, mesmo inconscientemente.
            Mas afinal, o que é a hipnose? Ela é nada mais nada menos que um meio de comunicação com a mente baseado numa relação de segurança, e o hipnoterapeuta não tem nem terá o domínio da mente dessa criança, ele só conduzirá um processo seguro, pela própria história da criança e deixará que ela traga ali suas vivências, seus medos, seus conflitos internos.
            O uso da hipnose clínica em crianças, apesar de ainda ser um tabu, quando feito por um profissional qualificado, é bastante efetivo e pode ajudar aquelas que têm dificuldade de aprendizado. Os pequenos são naturalmente curiosos e por isso respondem muito bem ao tratamento de hipnoterapia.
            As crianças têm uma alta capacidade de visualização e imaginação. Com o uso de histórias interessantes e atrativas, elas facilmente podem ser conduzidas para uma viagem sensacional para dentro da sua própria mente e nessa “emocionante viagem”, emoções, traumas, vivências e dificuldades são entendidas e podem ser trabalhadas.
            Durante a hipnoterapia, também pode ser feito um reforço de emoções e sentimentos positivos, como de autoconfiança, segurança, coragem e autoestima.
            Existe uma idade mínima para que uma criança possa fazer o tratamento com hipnose clínica? Como explicado acima, a hipnose é um processo que necessita comunicação, então, o uso da hipnose na terapia pode ser feito a partir do momento em que ela consiga se comunicar. E a comunicação necessariamente tem que ser bilateral. O terapeuta necessita ter habilidade de conseguir se comunicar com essa criança e com as suas fantasias, muitas vezes com o uso de metáforas e a partir daí, buscar, com empatia, as causas dessa dificuldade de aprendizagem.
            Os pais devem buscar por um profissional bem qualificado, que transmita confiança e que tenha experiências no trato com crianças; assim, o tratamento com hipnoterapia pode proporcionar resultados excepcionais.

Por Carlos E. Albertini, 49 anos, psicoterapeuta com especialização em Neuropsicanálise e Hipnose Clínica

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Aula de Circo para crianças!!
Aula de Circo para crianças!!
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
A importância dos filmes infantis
A importância dos filmes infantis
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
Esporte é inclusão
Esporte é inclusão