Terapia do abraço: segurança e amor

Postado em:
Blog - Institucional
- 30/03/2021 18:43:36

Crianças precisam de afeto. Um abraço demonstra calma, segurança, relaxamento, amor, carinho, preocupação e desejo de proteção, no geral a criança necessita e percebe o valor do abraço e ao pedir colo muitas vezes é por estar, em algum nível de estresse, diante de um mundo novo e desconhecido para ela, e naquele momento precisa se sentir segura.

Na fase de descobertas do mundo, nascimento dos dentes, aprender a andar, estar com outras crianças, percepção do espaço físico e outras tantas coisas causam estresse e ansiedade e o ato de abraçar, constantemente a criança diminui seu estado de estresse.

                              “Uma pesquisa do Touch Research Institute mostrou que o contato em bebês melhora a aprendizagem, aumenta o QI, ajuda no desenvolvimento da linguagem, na capacidade de leitura e melhora a memória. Isso acontece porque o cérebro interpreta o abraço com uma emoção positiva que fica registrada na memória, por meio das conexões neuronais que se formam. Essas experiências positivas nos primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento infantil”. 
Karina Weinmann, Neopediatra da APAE SP e USP.
A criança, dentro do universo infantil, tem que desenvolver a cognição, as emoções e  as relações sociais e o abraço e o aconchego  dos pais contribui para que esse processo seja saudável e essencial para estabelecer a capacidade de regulação emocional ao longo da vida.
                          

    “Uma pesquisa desenvolvida recentemente identificou mais de 600  artigos científicos que comprovam a importância do abraço e do afeto para as crianças. Quando a mãe dá colo e abraça o bebê, estimula seu cérebro a construir conexões neuronais que são a base da inteligência, das habilidades sociais e da essência do ser humano."

Karina Weinmann, Neopediatra da APAE SP e USP.

Os cientistas já comprovaram que receber um abraço auxilia na liberação de uma substância chamada oxitocina, mais comumente conhecida como o hormônio do bem-estar. Esse período tão crucial que é a infância, terá reflexos gigantescos na vida adulta. Muitos adultos têm dificuldade de abraçar ou se deixarem abraçar, em muitos casos os psicólogos conseguem pelos processos terapêuticos clínicos desvendar as dificuldades emocionais do presente, a relação direta com uma infância, na qual o abraço lhe foi negado.

Ao abraçar seu filho com frequência e  sem motivo, o abraço pelo abraço, você transmite confiança, segurança e proteção. Talvez você não sinta a diferença desse benefício antes da idade adulta, mas a criança com certeza será um ser humano mais capacitado para a empatia, respeito e amor, e principalmente, na sua própria capacidade der ser mais humano, afinal você ensinou pelo abraço.

Prof.Dr. Júlio Cesar Barbosa, doutor em comunicação e diretor de conteúdo da Trem de História
 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Aula de Circo para crianças!!
Aula de Circo para crianças!!
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
A importância dos filmes infantis
A importância dos filmes infantis
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
Esporte é inclusão
Esporte é inclusão