O papel do homem no dia dos pais

Postado em:
Blog - Institucional
- 04/08/2021 13:45:24

Datas comemorativas tem um apelo importante para o mundo comercial, mas deve ser também um alerta para uma análise mais profunda sobre o que realmente estamos comemorando. O real significado das coisas.

Temos o dia do amigo, o Dia dos namorados, dia do irmão, dia das mães, dia dos avôs e dia dos pais. A pergunta que fica é será que estamos exercendo esses diversos papeis corretamente, ou apenas nos lembramos deles verdadeiramente para efetivar uma comemoração com presentes?

Em especial, a fala de hoje é para os homens. já que estamos próximo a comemoração do dia dos pais. Ser pai não é apenas prover comida e casa. A paternidade é um estado de graça e de espírito, mas também de responsabilidade. Muitos homens se agarram ao papel de provedor deixando de lado o sentimento, o carinho, a delicadeza e firmeza necessárias que ajudam a moldar o caráter de uma criança, principalmente, na primeira infância.

Muitas vezes acabam repetindo erros cometidos pela sua linhagem masculina e, pior, reforçando conceitos machistas equivocados da sociedade, do tipo: homem não chora, meninos não vestem rosa, balé é coisa de menina, meninos não brincam de boneca. À medida que essa criança cresce, suas mudanças pessoais e sua natureza aflora, o pai, que deveria ajudar e orientar com amor  e sem pré-conceitos, nem sempre exerce essa função, durante muito anos o que vimos foi justamente ao contrário  negação, distanciamento, maus tratos e expulsão da família.

Na educação, outro ponto a ser ressaltado, os Homens, na heteronormatividade, relegam as mulheres a educação de seus filhos. Muitos apenas levam no campo de futebol quando tem um filho e jamais contaram ou leram um livro para suas crianças.  Abre aspas - O primeiro foco de educação é em casa, o exemplo de um pai é essencial na formação da criança, fecha aspas.

Então o que fica? fica a mensagem de que ser pai não é apenas um ato sexual biológico reprodutivo. É muito mais. É amar sem preconceito, é ser um exemplo de cidadão e não apenas de macho. É estabelecer laços de afetividade e educação.

Nós dá Trem de histórias queremos comemorar o Dias dos Pais com todas as pessoas que efetivamente exercem o papel de pai, sem preconceitos ou falsos conceitos.

Por Júlio Barbosa 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Aula de Circo para crianças!!
Aula de Circo para crianças!!
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
A importância dos filmes infantis
A importância dos filmes infantis
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
Esporte é inclusão
Esporte é inclusão