O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos

Postado em:
Blog - Institucional
- 25/08/2021 09:21:13

por Márcia Faninni
O mercado de livros infantis aqui nos Estados Unidos segue a mesma linha da maioria das relações econômicas e sociais aqui presentes: a praticidade, liberdade de escolha, concorrência e imensa disponibilidade de produto.
Nesse cenário, o mercado de publicação de livros infantis estadunidense representa quase 2 bilhões de dólares, sendo estes facilmente encontrados com preços acessíveis em farmácias, supermercados, lojas, livrarias e, principalmente, online. Estes livros são disponibilizados de diversas formas: sendo ainda possível encontrá-los em capa de papel (paperback), bem como capa dura (hardcover), digitais (e-book) e em formato de áudio (audiobook).
Em 2019, o mercado de clubes de assinaturas nos Estados Unidos atingiu a marca de 10 bilhões de dólares, modelo que também impacta os livros infantis, oferecendo uma vasta oferta de clubes de assinaturas, que de forma geral, disponibilizam livros selecionados por especialistas em desenvolvimento infantil de acordo com a idade (que varia de 0 a 12 anos), com customização da frequência de entrega, quantidade de livros e com mensalidades a partir de 17 dólares. Estes clubes prometem uma redução de custos na faixa de 20% em relação a compra de livros avulsos, além da economia de tempo e serviço personalizado de pesquisa bibliográfica.
Uma infinidade de opções está à disposição dos pequenos leitores, como Caixas de Assinatura (Kids Book Box) e Clube de Livros (Kids Book Club), que vão desde as mais simples, como a Bookroo, que envia mensalmente em torno de 3 livros de histórias, ou a Ourshelves e a LittleFeminist, focadas em temas de responsabilidade social. As opções incluem ainda caixas temáticas como a Music Library Box, que permite, além da leitura, o contato com habilidades musicais, e caixas interativas como a Bookakery, que expandem a experiência pós leitura, disponibilizando materiais para criança colocar a mão na massa, explorando suas habilidades na cozinha. Outra opção são caixas que adicionam atividades extras e brindes relacionado ao tema do mês como a Reading Bug Box, que além dos brindes, oferece serviço personalizado de escolha de livros focados no interesse das crianças. A Literali apresenta um modelo diferenciado, enviando 5 livros para você escolher dentro de uma semana, e você devolve os que não se interessar, além das opções de presentear com caixas temáticas de aniversário, chá de bebê e outros. As opções não param por aí, existindo caixas ainda mais diversas que trazem fantasias, petiscos e até mimos para as mamães, que podem ser encontradas em sites como o Createjoy, que engloba vários vendedores de clube de assinaturas, incluindo de livros infantis e algumas empresas que reiteram cunho social, doando livros para cada caixa vendida.
Como nosso Trem de Histórias, ressalta aos olhos a editora e clube de livros a kids book about, em que todos os livros são escritos especificamente para a marca, com o propósito de empoderar as crianças com assuntos como diversidade, emoções, clima, sociedade, saúde e muitos outros. Uma experiência composta por livros inéditos, mas que ainda não adiciona tanta magia e vivência à experiência literária como o nosso Trem.
E não posso deixar de citar, até por certa curiosidade e presença de mercado online , a famosa Amazon, que além de seu tradicional modelo de negócios, oferece a Amazon Box Book, com títulos mais populares, e também a Amazon Kids+, com acesso à livros digitais, filmes, desenhos e atividades educacionais.
A escolha da caixa ideal aqui nos Estados Unidos pode ser um pouco “Overwhelming” (adjetivo que usamos para expressar o excesso que sobrecarrega o nosso cérebro), então temos que manter o foco nos livros e na oportunidade das crianças de criarem o hábito da leitura vivenciando o mundo da imaginação. Assim, concluo esse texto curiosa: como está o acesso aos livros digitais e áudios livros pelos nossos pequenos leitores?
Fica ainda uma dica para quem vive pelas terras estadunidenses: as Bibliotecas Municipais (Public Library), um recurso muito utilizado pelas famílias que oferece, além do empréstimo de livros, várias atividades gratuitas como cursos de línguas, aulas de yogas, palestras, encontros divertidos para crianças e, entre eles, aqui em Houston, os kits com livros para criar sua própria biblioteca em casa, através do Baby Book Club” e “Kids Book Box” você recebe dicas de leitura, fantoches e atividades. Para isso, basta um cadastro e passar na biblioteca para buscar o seu. Não deixe de checar a agenda de eventos da biblioteca local.
 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Aula de Circo para crianças!!
Aula de Circo para crianças!!
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
A importância dos filmes infantis
A importância dos filmes infantis
Esporte é inclusão
Esporte é inclusão
Angry Birds 2 – Diversão e risadas garantidas!
Angry Birds 2 – Diversão e risadas garantidas!