Leitura infantil como estímulo à criatividade

Postado em:
Blog - Depoimentos
- 12/05/2021 09:38:02

Atualmente, muito se fala sobre qual o mundo vamos deixar para nossos filhos. Tão importante quanto essa reflexão, surgem questões como - que filhos estamos deixando para o mundo? Acredito, que a educação dos nossos filhos deva ser valorizada como o trabalho mais importante das nossas vidas, uma vez que somos responsáveis pelos futuros cidadãos do mundo.

A verdade é que nosso desafio é grande, temos que preparar a próxima geração para um mundo que ainda não sabemos como vai ser. Segundo o Fórum Econômico Mundial (2018), 65% das crianças em idade escolar vão trabalhar em um emprego que ainda não existe, ao dividirem uma breve janela entre máquinas, algoritmos e seres humanos (2020).

Acontece, que o mundo está mudando cada vez mais rápido. Fatores como a globalização, a Revolução Tecnológica, mudanças climáticas, crises políticas e os efeitos da pandemia do Covid-19, tornaram as mudanças ainda mais rápidas - exponenciais. Isso significa, que em um mundo cada dia mais complexo, a criatividade se destaca como uma das principais habilidades humanas, uma vez que irá permitir aos nossos filhos, serem protagonistas ao navegarem nas impressibilidades da era global.
O fato é que todos (absolutamente todos) nascemos criativos. E por que a maioria de nós não têm confiança criativa? Isso acontece, porque ao longo da nossa vida acabamos bloqueando nosso potencial criativo, principalmente devido aos padrões e paradigmas relacionados a forma como fomos criados, aos estímulos que recebemos e o estilo tradicional de educação que tivemos. Por isso, é tão importante que seja nutrido desde a primeira infância o pensamento criativo nas crianças. A criatividade é uma habilidade tão importante, que representa a base para desenvolvimento de outras habilidades também fundamentais para esse século, como aprendizagem contínua, adaptabilidade e inteligência socioemocional.

A criatividade vem da nossa capacidade de imaginar e criar soluções para os problemas diários. Nesse sentido, os livros são sem dúvida, uma poderosa ferramenta para nutrir e desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância. É comprovado, que o hábito da leitura começa muito antes da criança ser alfabetizada, onde por meio da facilitação dos pais e cuidadores a contação de histórias permite as crianças navegarem em um mundo cheio de imaginário e fantasia, acessando assim um ambiente propício ao desenvolvimento da capacidade criativa. Assim, incentivar o hábito da leitura regular para as crianças desde os primeiros meses de vida, pode ser considerado um importante estímulo para o início do processo de desenvolvimento de cidadãos criativos e por consequência mais preparados para os desafios deste século.

Renata Ferreira, Relações Públicas, é mãe do Vicente, Comunicadora e Designer de inovação
 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Aula de Circo para crianças!!
Aula de Circo para crianças!!
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
A importância dos filmes infantis
A importância dos filmes infantis
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
Esporte é inclusão
Esporte é inclusão