O hábito da Leitura

O hábito da Leitura

Postado em:
Blog - Institucional
- 04/01/2021 15:32:42

O hábito da leitura!
A 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, nos traz que entre as principais motivações que impulsionam os leitores brasileiros estão: o gosto pela leitura (25%), atualização cultural (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%) e atualização profissional ou exigência do trabalho (7%). Todas essas motivações integram o papel civilizador da leitura. Já a primeira razão apresentada pelos leitores como obstáculo para o aumento da leitura é a falta de tempo (43%). Essa a alegação da falta de tempo para a leitura  não se justifica se pensarmos no dado das quase 4 horas na redes sociais. Não é falta de tempo é falta de hábito.

Leitura é habito! Deveríamos ser acostumados a ler desde de pequeno, mas uma parcela grande dos brasileiros não o são, uma parte porque os país, que também não tiveram o hábito, não se preocuparem com esse tipo de atividade ou pela total falta de interesse e conhecimento dos mesmo, sem contar a escola que torna a leitura muitas vezes obrigatória e sem estimulo e orientação.  

Por outro lado a geração atual, criada sob o advento da internet, o que deveria ser um facilitador, tendo em vista os ebooks, tablets, ipad e kindles, acabou por se tornar um complicador,  o tempo gasto com os aplicativos daria para ler pelo menos 2 livros por mês. Brasil aparece na terceira colocação no ranking dos países em termos de tempo gasto utilizando aplicativos, um pouco acima da média mundial, com 3 horas e 45 minutos por dia.
Em se tratando do universo do trabalho a leitura é vital. Para quem quer ascender a cargos gerenciais ou torna-se mais criativo ou ter mais expressividade e capacidade de retórica a leitura é essencial. E não é só de livros técnicos, mas de leituras diversas, tais como: romances, contos, crônicas poesias todo tipo de literatura será sempre bem-vinda.

Pensando nisso preparei algumas dicas para ajudar você a criar o hábito de ler:

1 – Descubra  livros de  temas que te interessam;
2– Reserve um tempo para ler, marque na sua agenda pessoal e cumpra o compromisso, mesmo que seja 1 única página;
3 – Deixe o livro ou tablet num lugar acessível;
4 – Tente fazer analogias do que você está lendo com sua vida ou cotidiano;
5 – Grife partes importantes que te chamem atenção;
6 – Ler é hábito e hábitos não acontecem com um estalar de dedos, dedique-se.

Dos 3 aos 10 anos o incentivo à leitura é fundamental para que possamos ser adultos leitores.  A partir dos 18 é uma questão de comprometimento.

Por Júlio Barbosa 


 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Aula de Circo para crianças!!
Aula de Circo para crianças!!
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
A importância dos filmes infantis
A importância dos filmes infantis
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
Esporte é inclusão
Esporte é inclusão