E AGORA, ELES SABEM LER?!

Postado em:
Blog - Depoimentos
- 05/05/2021 15:00:50

Em 2013, quando virei mãe pela primeira vez, deixei de ler para mim e passei a ler para meu filho. Isso se seguiu por muito tempo, pois depois de 2 anos chegou minha filha, e o mergulho no mundo infantil se prolongou e se intensificou. Confesso que senti falta de ter um momento tranquilo para ler sozinha, mas passei a acompanhar meus filhos em suas descobertas pelo mundo.

Ler, agora para as crianças, adquiriu novas configurações. Ler o mesmo livro pela centésima vez como se fosse a primeira, fazer uma voz diferente para cada personagem, empacar na mesma página toda vez, pois a ilustração precisa ser vista com detalhes... E tudo isso vendo as crianças imitarem cada gesto meu e se apropriando da linguagem...
Com o passar do tempo, os livros foram mudando e acompanhando o crescimento das crianças. Hoje, eles são capazes de acompanhar leituras de livros adultos junto com o pai na hora de dormir, e adoram ouvir trechos de livros que eu estou lendo. Neste meio tempo, pude ver de perto uma das coisas mais incríveis: uma criança aprender a falar e depois ler e escrever. É impressionante perceber as palavras se formando, depois as frases e, hoje, Miguel, que tem 8 anos, escrevendo sozinho textos com começo, meio e fim. Aurora, sua irmã de 6 anos, está no processo de alfabetização e já se arrisca em pequenas leituras. Digo sempre a eles -  sabendo ler e escrever a gente pode aprender sobre tudo.

E eu, que há pouco tempo, voltei a conseguir ler sozinha, tive que fazer uma nova pausa com a chegada da Martina, hoje com 7 meses. Vou voltar aos livros infantis mas agora com a companhia dos irmãos leitores, que serão ótimos professores e mostrarão à caçula como é possível viver outras vidas, viver em outros mundos e sonhar sem limites.

Chica Mendonça, mãe do Miguel (8 anos), Aurora (6 anos) e Martina (7 meses)
 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Aula de Circo para crianças!!
Aula de Circo para crianças!!
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
A importância dos filmes infantis
A importância dos filmes infantis
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
Esporte é inclusão
Esporte é inclusão