A inserção do hábito da leitura na vida de Enric - por Mônica da Costa

Postado em:
Blog - Depoimentos
- 10/02/2021 17:26:24

O Enric desde bebê teve contato com livros de leitura, de atividades, revistas. 

Eu me lembro de alguns momentos até hoje.

Quando ele tinha apenas alguns meses, o Pablo sentou no sofá para ler uma revista e o Enric estava deitado no colo dele vendo a outra cara da revista. Eu nunca me esqueço deste episódio.

Quando ele tinha mais ou menos um ano de idade, ele adorava olhar as imagens dos livros e fazia cara de gente grande, como se fosse um adulto lendo um livro interessante!

Sempre comprei muitos livros conforme a fase correspondente à idade dele. As imagens, musiquinhas serviam de grande estímulo para a aprendizagem da língua e vocabulário. Livros de vocabulário com imagens e personagens, histórias em quadrinhos, charadas, livros de atividades sempre com temas que ele gostava, ajudavam a estimular o gosto pela leitura. Ele ganhou até um livro em que o personagem tinha o nome dele. Nossa, ele achou o máximo, ficou todo orgulhoso!

Na hora de dormir, eu lia uma página do livro de contos infantis e ele a outra. Ele prestava muita atenção e o que eu mais gostava deste momento, era quando ele imaginava o que poderia acontecer na estória. Quando ele não entendia uma palavra, estava curioso para saber o significado e sempre perguntava.

Hoje em dia, o Enric está com 11 anos e tento incentivá-lo em manter o contato com a leitura. Não importa o tema, o importante é que ele tenha prazer em ler.

Hoje moro na província de Barcelona e o colégio ajuda muito neste sentido, eles têm um programa chamado “Padrinhos leitores”, onde cada criança adota uma outra menor que ela e uma vez por semana leva um livro para ler para o “afilhado”. 

Outra atividade que eles fazem relacionada à leitura na escola é o clube da leitura, antes consistia em dividir a classe uma vez por semana em grupos e cada grupo escolhia um livro e tinham que ler juntos um fragmento deste livro com um professor como orientador deste grupo. Hoje com as medidas de restrições do Covid, a classe inteira lê o mesmo livro e a atividade é desenvolvida por apenas um professor.

Em minha opinião, a leitura ajuda a criança não só no desenvolvimento da língua, mas também no enriquecimento do vocabulário, aquisição de conhecimentos gerais, criatividade, entre outros benefícios, e o segredo está em incentivar a criança sempre com temas que ela gosta, despertando assim o interesse e o gosto pela leitura, sem pensar que é uma obrigação.

 

Por Mônica da Costa Silva

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Aula de Circo para crianças!!
Aula de Circo para crianças!!
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
A importância dos filmes infantis
A importância dos filmes infantis
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
Esporte é inclusão
Esporte é inclusão