SE LER É BOM, LER COM UMA CRIANÇA É AINDA MAIS ESPECIAL.

Postado em:
Blog - Depoimentos
- 28/12/2020 16:21:00

SE LER É BOM, LER COM UMA CRIANÇA É AINDA MAIS ESPECIAL. 

 

André Tito

 

Afinal, é uma experiência única estar com um leitor-ouvinte que é, ao mesmo tempo, cocriador de qualquer história com a qual se depara, seja nos momentos que antecedem o sono ou no meio de uma tarde qualquer. A atenção plena e a imaginação operam juntas, em intensidade máxima, de maneira mágica, transformando texto e imagem a cada nova rodada, a cada nova leitura. Como os desenhos da Pixar, cada livro é lido muitas e muitas e muitas vezes. Mesmo. E para mim, é sempre uma forma de vivenciar a potência máxima contida em cada livro, história, personagens e ilustrações. 

 

Em casa, nossa jornada começou embaixo de muita água. Isso porque os primeiros livros que fizeram sucesso com o meu filho foram descobertos durante os banhos. Graças às formas e cores que davam vida às páginas de borracha – ou qualquer outro material impermeável cujo nome eu não sei –, tivemos muitos momentos de risadas e carinhas de “o que é isso aqui, hein?”, especialmente nos dias de muito calor. Posso dizer que a primeira poltrona de leitura do meu filho foi uma dessas banheiras de plástico que irá vir à sua mente ao lembrar de uma criança no banho. 

 

Um pouco mais tarde, ainda antes de o Caetano falar suas primeiras palavras, passamos às leituras de fato. Sentávamos no tapete ou no sofá, sempre com ele no meio das minhas pernas, e íamos curtindo aquela experiência. Primeiro, a gente pegava nas páginas, sentia o papel, o tamanho e o formato. Depois, seguíamos pelas narrativas e voltávamos ao que tinha trazido mais agitação, sinônimo de curiosidade. 

 

Hoje, estamos na etapa das leituras noturnas. Antes de dormir, temos o nosso momento com os livros e apesar de isso acontecer já na cama, está longe de ser uma indução ao sono. Graças à pluralidade das histórias que temos consumido, abre-se a oportunidade de pensar e significar juntos os sentimentos, os valores, a importância da diversidade, do respeito, do amor e da amizade. Sem utopias ou a busca pelo idílico, também falamos sobre as coisas ruins da vida, dos preconceitos, das ignorâncias que dão as caras na vida adulta, das pessoas que fazem o que não deve ser feito e, assim, caminhamos pelos pequenos passos que constituem o ser humano. 

 

Mais do que determinar o que é ler para crianças, esse relato tem o objetivo singelo de convidar outros adultos a terem esse momento com os seus pequenos ou com os pequenos de amigos ou familiares. Afinal, ler é uma forma de ampliar nosso repertório e nos tornarmos pessoas melhores, mais tolerantes, mais compreensivas, menos ignorantes e mais abertas ao novo. E se tudo isso não faz parte dos movimentos necessários à revolução em nome do mundo que desejamos ver um dia, eu não sei o que vai ter. 

 

André Tito é graduado em Relações Públicas e trabalha como Diretor de Conteúdo na ArteConteúdo, agência de comunicação corporativa. 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Aula de Circo para crianças!!
Aula de Circo para crianças!!
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
A importância dos filmes infantis
A importância dos filmes infantis
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
Esporte é inclusão
Esporte é inclusão