Nos caminhos da leitura para crianças

Postado em:
Blog - Institucional
- 26/01/2021 13:27:06

A sociedade atual preza excessivamente pela tecnologia: as relações humanas tornaram-se obsoletas e o computador intermedia tudo - de coisas comerciais a relacionamentos amorosos. 

Podemos olhar para o lado maravilhoso,  que facilitou nossas vidas, principalmente agora que estamos parcialmente trancados, isolados e afastados uns dos outros.

Já pelo lado  obscuro, ficamos mais preguiçosos e antissociais em algumas coisas e temos que cuidar para que o estado de isolamento não se torne um hábito, principalmente entre os pais e filhos.

Plataformas de streaming são ótimas, mas não se pode trancafiar seu filho vendo filmes o dia todo para que você possa trabalhar online; jogos eletrônicos são ótimos mas seu filho não pode jogar 5 horas seguidas para que você consiga fazer sua reunião ser um sucesso; tablets ou smartphones não devem ser usados como objetos de barganha ou mesmo de uso contínuo e ilimitado para que você cansado ou cansada tenha horas de paz.

Você pai, mãe ou responsável precisa arranjar tempo, organizar sua agenda e dedicar-se exclusivamente a ler com seu filho. O ato de ler para seu filho, focado, sem interrupções tais como: atender telefone, olhar WhatsApp, mexer no computador, por exemplo, fortalece os laços familiares e torna-se essencial ao desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. Além disso, para os já alfabetizados, o hábito vem do incentivo e do exemplo. Um adulto leitor terá melhor argumentação de convencimento, melhor capacidade de ler para a criança e se torna facilmente um modelo a ser seguido.

“Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação e despertar a criatividade.”  Elaine Sekimura

 

O momento da leitura propicia desenvolvimento da linguagem e do raciocínio lógico, torna a criança mais imaginativa e gera maior conhecimento do mundo que a cerca.

 

Um dos fatores  mais importantes da socialização é tomar conhecimento do mundo, das coisas da vida  e saber mais sobre outros tipos de personagens. Através das histórias, a criança estará mais apta a reconhecer, entender e respeitar as diferenças.

Criar o hábito de leitura é fundamental para o desenvolvimento de adultos mais criativos, sociáveis, com capacidade de respeito e empatia para com o próximo. 

Quando criança, algumas das consequências da leitura são amplamente comprovadas por estudiosos da psicologia e pedagogia. Ao ler para uma criança, portanto, você estará transmitindo valores positivos – que a ajudará a ser um adulto mais humano e solidário. Além disso, você:

  • Incentiva a autoconfiança: por já ter ouvido histórias com situações parecidas, quando vivenciar em sua realidade não se sentirá tão fragilizado; 

  • Ensina seu filho a ouvir: o exercício da escuta ativa deve começar desde criança, e ajuda a ter mais foco nos processos de aprendizado escolar; 

  • Apoia a criatividade: criatividade está ligada diretamente a capacidade imaginativa, poder aprender pela leitura ajuda a liberar emoções e imagens mentais; apresenta  o conceito de diversidade – pessoas, culturas e costumes diferentes devem ser respeitados, a criança aprende ao conhecer novos universos referenciais para sua vida;

  • Reforça as emoções e a afetividade: personagens são criados carregados de sentimentos e desejos, e este é um importante meio de reconhecer-se e se sentir representado.

Assim, ler é mais que um simples processo de estar presente na vida de uma criança e abrir-lhe a mente e o coração, é criar desejos e minimizar ansiedade e medos da vida.

Por Júlio Barbosa 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Aula de Circo para crianças!!
Aula de Circo para crianças!!
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
A importância dos filmes infantis
A importância dos filmes infantis
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
Esporte é inclusão
Esporte é inclusão