Os benefícios da leitura para o bebê

Postado em:
Blog - Depoimentos
- 20/01/2021 12:22:28


Ler livros é algo prazeroso e traz diversos benefícios, mas e para um bebê, o que um livro pode adicionar? Acreditamos que há muita coisa.  

Muitas vezes pensamos que um livro para bebê/criança serve somente para mostrar desenhos coloridos e contar histórias, mas não percebemos o quanto ele contribui em vários outros sentidos, como o visual, tato, audição, coordenação motora, vocabulário, imaginação, entre outros. 

Nós temos uma filha de 13 meses, que se chama Bella. E desde recém-nascida ela sempre foi muito atenta, prestando atenção a tudo que acontece ao seu redor.

Assim que ela nasceu, compramos pequenos livros infantis e cartões com desenhos em alto contraste, pois naquela fase bebês ainda não conseguem distinguir cores, e até as formas ainda estão fora de foco. Ela adorava esses desenhos.

Com poucos meses, às vezes tinha dificuldade para tirar os cochilos da tarde. Descobrimos então que uma das formas de fazê-la pegar no sono era contando histórias de ninar, enquanto curtia um colo aconchegante. 

Como ela nasceu em Miami, onde moramos já há 11 anos, algumas das histórias que lemos são em inglês, e outras em português. Independente da língua, ela adora uma boa história.

Por volta dos 9 meses descobrimos uma coleção de livros chamada Indestructibles. Eles são flexíveis, atóxicos, e como o nome já diz, ela não consegue rasgá-los. Bem coloridos, com historinhas simples, ela se diverte quando a gente lê, seja fazendo vozes diferentes ou até mesmo cantando.

Atualmente, a Bella adora andar pela casa, e muitas vezes com um livro em cada mão, sentando-se de vez em quando para folheá-los e pedindo pra gente ler. 

E cada dia que passa, percebemos que ela presta mais atenção nas histórias e detalhes dos livros. E inclusive já tem suas preferências.

Por isso, quando recebemos o convite do querido Júlio, adoramos a oportunidade de poder compartilhar um pouco da experiência da nossa filha com a literatura. Hoje compreendemos o quanto ela é essencial no desenvolvimento de um bebê, desde recém-nascido. Ajuda a desenvolver todos os sentidos, a percepção do mundo ao seu redor e a criatividade. A gente sabe que isso é apenas o comecinho de muitas experiências gostosas que a literatura ainda vai trazer pra ela, e pra muitas outras crianças.


Por Mamãe Narmine 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Aula de Circo para crianças!!
Aula de Circo para crianças!!
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
A importância dos filmes infantis
A importância dos filmes infantis
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
Esporte é inclusão
Esporte é inclusão