A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA O UNIVERSO INFANTIL

Postado em:
Blog - Institucional
- 14/07/2021 11:16:37

Pirlimpimpim...
Com certeza a sua imaginação já lhe levou para a infância e, se for igual a mim, já lembrou que quando era pequeno ficava pensando para onde iria se tivesse em mãos o pó de pirlimpimpim. Pois é, nossa infância foi cheia de estímulos à leitura. A literatura, por meio dos contos de fadas e contos maravilhosos, fizeram parte dos nossos dias na escola, em casa e na televisão.

Vejo que as crianças de hoje têm sido privadas daquilo que é mais precioso: a imaginação. A literatura tem sido deixada de lado pelo uso de smartphones e vídeo games, presas em um universo estático que não exige delas mais do que uma atitude passiva em relação ao uso do cérebro. O que fazem é aprender regras para chegar a um objetivo e, uma vez que aprendem, é só repetir os mesmos passos, o que nem sempre lhes traz a experiência que precisam para encontrar soluções para as dificuldades da vida.

Psicólogos e psicanalistas têm usado com cada vez mais frequência os contos de fadas e os contos maravilhosos para o tratamento infantil. Esses contos trazem um ensinamento implícito que a criança entende melhor que os adultos. A partir da leitura, ela aprende que toda dificuldade um dia terá fim e que, se fizer o mal, não importa quanto tempo demore, em algum momento terá que sofrer as consequências. De outra forma, aprende que sempre haverá “fadas” em seu caminho que ajudarão nos momentos mais perigosos ou complicados, o que lhes dá uma certa segurança em relação aos problemas que enfrentam e nem sempre conseguem explicar.

É comprovado cientificamente que a leitura promove qualidade de saúde mental. Acredito, inclusive, que a maior parte dos casos de depressão em jovens, hoje, é fruto da falta de capacidade de imaginar que as coisas podem mudar.

Por tudo isso, defendo que a literatura deve ser apresentada ainda na infância, os pais que leem para os filhos já estão abrindo caminho para futuros leitores, instigando a imaginação da criança. Antes de aprender a ler as letras, eu já lia imagens e elas me despertavam diversas emoções, porém, qualquer que fosse, era a minha imaginação que as promovia e, quando finalmente aprendi a ler as palavras, descobri o universo mágico que cada livro trazia dentro de si.
Monteiro Lobato, com o Sítio do Picapau Amarelo, me fez aprender mais sobre o mundo do que aprendi sentada nas carteiras escolares. E foi por causa da literatura que hoje sou a leitora e escritora que sou.

A literatura é essencial para o universo infantil pois não só é um entretenimento, como também desenvolve habilidades. Ler nos abre as portas para o infinito e, se não acredita, convido você a provar que estou errada...

Por: Eloizy Almeida Reis

 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Aula de Circo para crianças!!
Aula de Circo para crianças!!
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
Passeio de Veleiro no pôr do Sol.
A importância dos filmes infantis
A importância dos filmes infantis
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
O mercado de clubes de livros infantis nos Estados Unidos
Esporte é inclusão
Esporte é inclusão