A educação infantil no Brasil

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Blog - Institucional
- 14/04/2021 12:12:22

A educação infantil é o primeiro passo para a existência de um povo que quer ser uma nação, com um programa educacional sério que desde a mais tenra idade já se postula pela formação de cidadãos.

Segundo censo Escolar 2017 do IBGE,  Existem, no Brasil, 116,5 mil escolas de educação infantil incluindo creches e uma cobertura de 8,5 milhões de matrículas de crianças de até 5 anos.

Para que esse direito a educação prevaleça, já que está na nossa constituição e se traduza efetivamente em melhores oportunidades educacionais para todos e em apoio significativo às famílias com crianças até seis anos de idade, é preciso que as instituições garantam um atendimento de boa qualidade.

Para tanto é essencial que a instituição de educação infantil leve em consideração aspectos importantes, aqui formulados pelo Ministério da Educação como os principais fundamentos para o monitoramento da qualidade da educação infantil no documento Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (2006).

 O primeiro deles diz respeito aos direitos humanos fundamentais, reafirmados em nossa Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo aspecto relevante, relacionado ao primeiro, é o reconhecimento e a valorização das diferenças de gênero, étnico-racial, religiosa, cultural e relativas a pessoas com deficiência.

Em terceiro lugar, é preciso fundamentar a concepção de qualidade na educação em valores sociais mais amplos, como o respeito ao meio ambiente, o desenvolvimento de uma cultura de paz e a busca por relações humanas mais solidárias.

O quarto aspecto diz respeito à legislação educacional brasileira, que define as grandes finalidades da educação e a forma de organização do sistema educacional, regulamentando essa política nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Em quinto lugar, os conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento infantil, a cultura da infância, as maneiras de cuidar e educar a criança pequena em ambientes coletivos e a formação dos profissionais de educação infantil.

Educação é um direito, cabe a família fiscalizar e exigir qualidade.

Por Prof. Dr. Júlio Barbosa

 

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